Por que precisamos de restauração de ecossistemas e preservação da biodiversidade?
A Assembléia Geral das Nações Unidas declarou o período entre 2021-2030 a década sobre Restauração de Ecossistemas. A restauração de ecossistemas é fundamental para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, principalmente aqueles relacionados às mudanças climáticas, erradicação da pobreza, segurança alimentar, conservação da água e da biodiversidade. A restauração de ecossistemas é uma das chaves para a sobrevivência da maioria das espécies, incluindo a nossa. Algumas partes da Terra são particularmente especiais e possuem uma biodiversidade extremamente valiosa,
Waru é um desse lugares.
Agimos agora para que as gerações futuras possam ter a experiência de vivenciar todo o esplendor de um bioma único e na sua maturidade. É um lugar perfeito para mostrar como podemos regenerar o planeta de uma forma economicamente viável, justa e sustentável.
Centro de Restauração Ecológica & Preservação da Biodiversidade
O Vale do Cercado é caracterizado por ser um refúgio natural, uma região de transição de biomas entre Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica. Pode se dizer que o Vale do Cercado é uma representação da mistura e complexidade desses três biomas, sendo imprescindível preservá-lo e restaurar as áreas degradadas pelo fogo e pela presença do gado. Dentro do Vale há a cadeia alimentar completa - da formiga à onça.
Com o objetivo de preservar esse ecossistema único, implementamos a restauração ecológica de 30 hectares com diferentes métodos de restauração, incluindo sistemas agroflorestais, e temos Waru como sede do projeto - onde são realizados cursos e workshops técnicos relacionados à restauração ecológica e preservação.
No futuro, pretendemos criar um inovador formato de um mosaico de preservação comunitário de 600+ hectares no Vale do Cercado. Esse modelo funcionará com um consórcio entre os proprietários da região, que atuaram de forma conjunta para a preservação do ecossistema do Vale do Cercado.